<i>Raporal</i>

A subcontratação através da empresa WHP serve à Raporal (proprietária do matadouro STEC e, com esta marca, principal fornecedora de carnes da cadeia de supermercados Pingo Doce) para não cumprir a contratação colectiva do sector, acusou a União dos Sindicatos de Setúbal, que promoveu no dia 19, com o Sintab, uma acção de protesto junto das instalações fabris e da «loja da carne», na zona industrial do Pau Queimado (Montijo).

As estruturas da CGTP-IN afirmam que, à situação já de si precária da contratação de pessoal através de uma prestadora de serviços, acresce o facto de muitos dos trabalhadores serem imigrantes, designadamente do Brasil ou de países do Leste europeu, que têm dificuldades maiores em fazerem valer os seus direitos. Está em causa o incumprimento da contratação colectiva quanto aos valores dos salários, e falta de pagamento de diuturnidades, subsídio de alimentação e trabalho nocturno. Também não é cumprido (nem pago) o direito a férias. O dono da empresa provocou e ameaçou os trabalhadores e os activistas sindicais, e a Polícia identificou todas as pessoas ali concentradas, revelou o sindicato.



Mais artigos de: Breves Trabalhadores

<i>Optimus</i>

Uma concentração de trabalhadores do call-center da Optimus, no dia 19, frente à sede da Sonaecom, no Parque das Nações, chamou a atenção para as graves consequências da política de subcontratação da marca de telecomunicações de...